Editando plots no matplotlib

    Seguindo com o post anterior, vamos agora trabalhar com a edição dos gráficos no matplotlib.

    O Matplotlib é uma biblioteca de produção de gráficos bem interessante. Nela há diversas opção pra se criar muitos tipos de gráficos. Aqui ensinarei como editar o gráfico em linha, que foi produzido anteriormente.

    Trabalhando com dados de estação automática do INMET, é possível se ter vários tipos de gráficos dependendo do que se quer mostrar. Primeiramente irá ser feito um gráfico para a temperatura instantânea (nos dados está como: TEMPERATURA DO AR - BULBO SECO. HORARIA (oC), mas eu editei para: temperatura do ar) do mês de janeiro de 2014.

     Chamamos nossos dados de df, que é o padrão sugerido para chamar DataFrame. Também já foi ensinado como se coloca as datas como índice (index)  nesse dataframe, para que se possa trabalhar de forma muito mais simplificada com datas.

    Primeiramente, precisamos carregar a biblioteca pyplot, contida dentro do matplotlib. Para isso, adicione ao cabeçalho do script a linha abaixo:

import matplotlib.pyplot as plt

    Para simplificar, será denominado duas variáveis chamada x e y. Dessa forma teremos um melhor controle para sabermos qual variável está sendo representada de acordo com o plano cartesiano. Lembre-se: apenas sugiro os nomes dessas variáveis e esta forma para simplificar o entendimento, pois cada um tende a desenvolver um jeito de fazer seus códigos de forma pessoal. Então as variáveis são definidas como:


x = df['2014-01-01':'2014-01-31'].index

y = df['temperatura do ar']['2014-01-01':'2014-01-31'].values

 

 

    Sendo assim, teremos todo o mes de janeiro de 2014 como eixo X em forma de data, e o eixo Y será os valores da temperatura do ar neste mesmo período.

    A linha abaixo criará a figura como um subplot. Não é necessário, mas é uma forma de já ir acostumando com o comando para criar subplots dentro das figuras. Futuramente falarei sobre isso.


fig, ax = plt.subplots(figsize=(12,10))

 

    O tamanho da figura será 12 de largura por 10 de altura. Isso fica a critério de cada um conforme quer mostrar a sua figura.

    Os comandos abaixo servirão pra plotar a temperatura e editar o nome dos eixos:

 

ax.plot(x, y, '-k')
ax.set_ylim(21, 33)

ax.grid()

ax.set_xlabel('Data', fontsize=10)
ax.set_ylabel('Temperatura (°C)', fontsize=10)

ax.set_title('Temperatura de Janeiro de 2014')

plt.show()

 

    A denominação ax é a área do gráfico. Então usaremos sempre quando quisermos alterar algo dentro dele. Futuramente aprenderemos como fazer isso pra cada gráfico que terá dentro da mesma figura com isso.   

     A primeira linha diz para ele plotar as variáveis x e y, sendo a ordem deles no comando a mesma ordem pedida na documentação. Primeiro os dados de x e depois os de y. Os nomes podem ser diferentes, conforme cada um desejar.

    O comando set_ylim define os limites do eixo y, caso queira padronizar o gráfico. Caso queira, também é possível fazer o mesmo com o eixo x com o comando set_xlim.

    Os comandos set_xlabel e set_ylabel servem para dizer qual será o títulos dos eixos x e y. Nesse caso, no eixo X será a data e no eixo Y será a temperatura em graus Celsius.

     O comando set_title serve para colocar o título do gráfico. Em muitos documentos ele não é necessário, mas caso precise ou queira.

    O comando ax.grid() serve para colocar uma grade no grafico para facilitar a visualização do leitor.

    Caso não queira as linhas de grade, apenas não coloque no código.  E assim ficou a nossa figura:

 


 

 
    Espero que este post tenha sido útil para vocês. Para quem está dando os primeiro passos no python, acredito que isso seja bem útil para fazer os primeiros gráficos. Quaisquer dúvidas, escrever na seção de comentários. Até a próxima


 


     

    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhando com dados em NetCDF

Trabalhando com datas nos dados do INMET

Como ler dados em csv de estação do INMET